segunda-feira, 13 de junho de 2011

MUDAR O OLHAR... MUDA TUDO

Quem acompanha futebol já se acostumou .


As críticas são ferozes, assim como os elogios são desmedidos e exagerados em alguns casos. Tudo isto precisa ser revisto...


Que tal pensarmos sobre isso de uma nova maneira, com um outro olhar ?!


Buscar um equilíbrio que vem como consequência de um melhor entendimento das coisas que acontecem no futebol hoje, e percebendo que no futebol tudo acontece da mesma maneira que as outras coisas da vida.


Quando se reconhece a existência do mérito que muitos ( clubes , atletas ) tem, e não apenas o seu time ( ou ídolo ), todos ganham.


Hoje é tão difícil dar um drible diferente quanto abrir um negócio original, quanto inventar alguma coisa que ainda não exista.


Por isso é importante edificar o esporte, o campeonato, cada jogo, cada jogada...elogiar o artista da bola sempre, mas também reconhecer o trabalho do guerreiro.

As pessoas precisam saber o que é um trabalho de treinador, a importância do roupeiro, como a preparação física é fundamental, e além de tudo isso que existe um ser humano em cada atleta que se separa da mulher, perde pai, sente saudade do filho, tem crises familiares, etc.

Não são apenas 22 homens correndo atrás de uma bola...


Mas e os erros, as falhas ?! Vamos parar de falar a respeito ?


Não!!! De forma alguma. A idéia não é essa.


Se não abordarmos o que está errado o futebol pode até perder a graça, faz parte da cultura mundial do esporte, a crítica é até uma parte gostosa da coisa. Mas temos que mudar a nossa cultura nas abordagens dos assuntos. Tem que se aprofundar o papo através de uma visão mais abrangente e, sempre, com respeito.

Quando qualquer um de nós recebeu a notícia daquele episódio do ônibus 174 imediatamente passamos a odiar o responsável, o Sandro. Quando se assiste ao filme da vida dele o olhar em relação a ele já muda. Neste momento não vamos aqui julgá-lo, mas a leitura mudou porque se aprofundou o olhar...


O torcedor tem todo o direito a ter sua opinião e ela é fundamental dentro do espetáculo, mas nem por isso a gente deve deixar de enriquecer a visão dele, porque quanto mais ele entender mais ele vai saborear a grandeza do futebol e os momentos orgásticos que ele proporciona.


Quem entende de arte tem um olhar que permite enxergar a beleza e a arte onde outros não percebem. Se dependesse de mim a obra de arte "Monalisa" teria passado despercebida...

Quem gosta de futebol e apurou o olhar admira uma boa arbitragem, um marcador que joga limpamente, uma derrota onde o time jogou bem , admite quando o maior rival jogou melhor, reconhece que um jogador que ele não acreditava jogou bem e vibra assistindo a qualquer grande jogo.

Quando a cabeça se abre para esta ideía quem ganha é o próprio torcedor que verá ainda mais motivos para gostar do futebol.

E quem trabalha com futebol tem o poder de ajudar isto a acontecer.


Ninguém mais queria fazer aquele gol perdido do que o jogador que perdeu...ninguém mais do que o treinador queria vencer aquele jogo...

Vamos carregar esta certeza conosco e lembrar as pessoas disso.


Até quando seu time perder você vai lembrar que não perdeu para qualquer um...E você precisa saber o quanto difícil é vencer uma partida. Ninguém quer perder.


A cada dia se descobrem novos métodos de treinamento, cada vez mais se investe na formação de atletas, a cada dia o futebol se transforma numa espécie de NBA.


Breve cada clube terá um orçamento milionário, superastros em cada time, ingressos esgotados no início da temporada, etc.


E tomara que quando isto acontecer já se tenha dado início a um processo de mudança onde um novo olhar será capaz de existir e alimentar muitos amantes da bola.